Quaresma, o que é?
«Quaresma» é uma palavra de origem latina (derivada de «Quadragesima») que significa os quarenta dias de preparação para as festas pascais.
Quando começa e quando acaba?
O Tempo da Quaresma decorre desde a quarta-feira de cinzas (este ano a 6 de Fevereiro) até à Missa da Ceia do Senhor, de quinta-feira santa (este ano a 20 de Março), exclusive.
Como nasceu?
A sua origem histórica é algo incerta, pois foi-se desenvolvendo com alguma autonomia em vários pontos de globo, e a diferentes ritmos. Contudo, na forma mais próxima da que conhecemos, nasceu provavelmente da fusão do jejum preparatório para Páscoa, da preparação dos catecúmenos (os que ainda não são baptizados mas que se prepararam para o ser) e do jejum evocativo das tentações de Cristo no deserto (onde passou quarenta dias e quarenta noites sem comer).
Em que consiste?
A Quaresma convida os cristãos a um seguimento mais profundo de Cristo, com o objectivo de melhor celebrar a Páscoa. Para isso dá-lhes algumas ajudas especiais:- É tempo de escuta mais assídua da Palavra de Deus;- É tempo de oração mais intensa;- É tempo de jejum;- É tempo de partilha de bens;- É tempo de mais perfeito exercício da caridade.Resumindo, é como que um grande «retiro espiritual» de toda a Igreja.
NOTA: Independentemente do jejum pascal, um jejum de quarenta dias apareceu no Egipto desde o fim do século III ou princípio do século IV. De acordo com os dados disponíveis, parece não tinha tanto em vista a preparação da Páscoa, mas sobretudo a celebração do jejum do Senhor no deserto. No entanto, veio a tomar a forma de uma preparação penitencial para a celebração da morte e ressurreição do Senhor.
SUGESTÕES PARA A QUARESMA
Primeira Semana da Quaresma: "Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Demónio. Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: "Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"» (Mt 4, 1-11)
Caminheiros
Depois do «relato» do baptismo de Jesus, este excerto do evangelho continua a descrever a figura de Jesus e a apresentar a Sua missão. Jesus é aqui apresentado, embora de forma provocatória, pelo diabo, como Filho de Deus. É ainda referenciado o Seu poder, para que a Sua missão possa ser por nós acolhida. De facto, Deus enviou o Seu Filho ao mundo para que, por Ele, tenhamos a vida em «abundância». Acolher Cristo significa estar disponível para a nova lógica que Ele no mundo vem introduzir. Os valores do Reino não são iguais aos valores deste mundo…
Que valores mais contam para ti?
O que mais te custa a aceitar, naquilo que Cristo te propõe?
Já estás verdadeiramente convencido de que só n’Ele podes encontrar a salvação?
E salvação de quê?
...Desafio:
Vive esta semana como uma nova etapa na caminhada que queres fazer até Cristo, o Homem Novo. Aceita ser cristão em todo o lado, em todos os ambientes e junto de todas as pessoas, sem excepções. Dedica cada dia desta semana em defesa dos valores que Cristo nos deixou, e esforça-te por fazer algo que te custe especialmente fazer.
Durante a actividade em Mafra, iremos dedicar um tempo de reflexão, onde cada um de nós irá partilhar o que fez durante esta semana....
Aceitam o desafio Caminheiros?
Equipa de Animação...
sábado, fevereiro 09, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
eu aceito.
ass ed.
Enviar um comentário