terça-feira, janeiro 29, 2008

MONÇÃO

Monção foi fundada em 2104 a.C pelos Babilónios ou Iberos.
Devido à tirania do Rei Nembrod (rei da Babilónia), os Iberos fugiram para o Ocidente da Península Ibérica. Mais tarde em 1374 a.C., Bacho, filho de Semole, seguramente um grego muito importante na época, chegou à Península Ibérica com um exército e encontrando uma vila completamente destruída, reconstruiu-a e deu-lhe o nome de "Orosion" palavra grega que quer dizer Monte Santo.
Em 404 a.C., o Celtas conquistaram Monção e chamaram-lhe de "Obobriga". Monção passou a ser uma vila romana importante (40 d.C.).
Quando os romanos foram expulsos desta parte da Península Ibérica, Hermenerico, rei dos Suevos, ocupou a vila em 410 d.C. restituindo-lhe o nome original de "Orosion", mas em Latim, ficando a chamar-se "Mons Sanctus".
Monção inicialmente situava-se em Cortes, mais tarde os seus habitantes deslocaram-se para Badim. D. Afonso III extinguiu a Vila de Badim e da Penha da Rainha, para fundar Monção no local actual, que até então se chamava Couto de Mazedo.
Nas Inquirições de 1258 recebeu o nome de "vila". O texto do foral dado em 1261, onde se sitam os "miles de Monçom" que têm regalias semelhantes aos de Valença, que significa que se tratava de uma póvoa já fortificada.








1 comentário:

cla46 disse...

MONÇÃO AI VAMOS NÓS...MENINAS MONÇÃO O JOHNNY BRAVO JA VAI!:D